<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

domingo, abril 25, 2004

Viagem a Leste - Praha 

Como prometido cá estão as primeiras fotos da viagem a leste. Como já sabem a primeira paragem foi em Praga, a capital da Républica Checa.



Praga é uma cidade encantadora, cruzada pelo rio Vltava e com o seu castelo no horizonte (a fazer lembrar Lisboa a tempos), apaixonarmo-nos pelo seu pôr do sol é algo muito natural. Os seus highlights são a Charles Bridge, com toda a sua animação, que vai de pintores a escultores, passando por músicos e saltibancos. Sempre animada esta velha ponte, decorada com várias estátuas da Paixão de cristo, é um ponto obrigatório para quem visita a cidade eslava.



Logo à frente temos o bairro do castelo onde se destaca a rua Golden Lane, sempre apilhada de pessoas sobretudo junto à casa de Kafka, a vista magnifíca do castelo e as excelentes explanadas que vamos encontrando pelo caminho. Um pequeno senão: nesta zona da cidade ver os preços nos menus não é completamente esclarecedor, é que a todos os preços é acrescentada uma "Tip Tax" que varia entre os 15 e os 20% e que só descobrimos na hora da verdade, ou seja quando chega a dolorosa.
O meu conselho é procurar restaurantes um pouco mais afastados do centro (basta uns 100 metros e tudo muda). Aí come-se e bebe-se bem e não conseguem deixar mais que 5-6 euros. E para mais as pessoas são, regra geral, bem mais simpaticas.


O outro grande destaque vai para a praça do relógio astronómico, onde é simplesmente delicioso ver o cair da noite numa das suas esplanadas (que se lixe a Tip Tax), depois de se circular um pouco pelos mercados de souvenirs que a rodeiam. Pode-se ainda ver a face de Kafka gravada em pedra numa das paredes circundantes.

E já que a noite de Praga está a começar nada como se aventurarem por um dos bares nativos e beberem um Absinto para aquecer, até porque as noites são frias e os 70% desta bebida verde, outrora proibida na Europa, aquecem com toda a certeza ( e o ritual de beber um absinto em Praga é simplesmente demais).

Para terminar o pequeno relato de Praga duas curiosidades: uma é a existência de uma pequena Torre Eifhel em Praga, que apesar de estar a milhas da original é bem visível de praticamente toda a cidade. A segunda é uma rua, perto da Charles Bridge, que é tão estreita, tão estreita que têm um sinal de trânsito luminoso, para que as pessoas esperem pela passagem de quem vem em sentido contrário.



Sem mais despeço-me com mais umas fotos de Praga (é só clicar nos links abaixo). Agora, passados que estão os primeiros três dias de viagem, vou fazer as malas. Um comboio espera-me. Até Viena, cidade dos Czares.

FOTOS:

Charles Bridge

Rua Estreita

Klein Eifhel

Vista do Castelo

A. Narciso @ domingo, abril 25, 2004

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer